segunda-feira, 21 de março de 2016

Minha trajetória, meu barco





Minha trajetória profissional pode ser comparada a um barquinho que vive sempre a navegar em busca de novos horizontes, assim como sempre busco ampliar o meu conhecimento. O barco é forte como a segurança que tenho adquirido a cada dia vivido no chão da escola; carrega vários tripulantes, raramente os mesmos como as crianças que dividem comigo a cada ano letivo, as minhas alegrias e angústias, e crescem com o meu crescimento e dão sentido as minhas viagens em busca de aprimoramento profissional.
Por falar em viagens há dois anos estou navegando nas águas do PIBID – Programa de Iniciação a Docência sobre a coordenação inicial da professora Socorro Cabral que me inspira garra, compromisso e conhecimento na continuidade a professora Ivana de Deus que vem conquistando a minha admiração e respeito. Obviamente é de suma importância registrar as vivências dessa viagem.

Viajar no PIBID tem me proporcionado um leque de desafios e aprendizados envolvendo entre outros a leitura e discussão de vários textos, principalmente dos livros: Alfabetização método sociolinguístico de Onaide e Olympio Mendonça, indispensável para alfabetização das crianças e Tijolo por Tijolo de Naspoline essencial para o desenvolvimento da leitura e produção textual. Esses livros facilitaram muito o meu cotidiano me mostrando novas alternativas que facilitam a aquisição da leitura e escrita das crianças, principalmente na maneira prática e eficaz de alfabetizar através do método sociolinguìstico, como sugere o livro de Onaide e Olympio Mendonça, pois a pesar de já conhecer este método ainda não tinha tanta clareza e domínio sobre ele como tenho agora; ambos serviram para comprovar e ampliar o meu conhecimento teórico e facilitar a minha prática pedagógica.

A produção do memorial também foi uma atividade marcante, pois recorri ao meu baú de lembranças e resgatei através do registro dessa atividade minhas memórias, minha trajetória profissional. Foi muito importante por exemplo lembrar do modo como fui alfabetizada e levantar vários questionamentos principalmente sobre a maneira como faço isso hoje. Com muito orgulho dos resultados presenciei o desenvolvimento das oficinas, a construção do scrape book que favoreceu a produção textual e o entusiasmo das crianças e as demais sequências didáticas planejadas com muito carinho pelos alunos/professores: eles me fazem acreditar que vale apena todo meu esforço e ainda rejuvenescem a minha prática com suas idéias criativas, com sua motivação e com a cumplicidade que vejo entre eles e as crianças. Os filmes também me emocionaram muito e me fizeram refletir sobre vários aspectos fazendo analogia com a nossa realidade.

 Pois bem, não poderia deixar de falar sobre a superação de um grande desafio para mim que foi utilizar ferramentas tecnológicas que já considerava impossível, fora do meu alcance, como por exemplo: navegar no moodo, participar dos fóruns de debate sempre com muito receio, construir e alimentar um blog já que me considerava uma verdadeira analfabeta digital e resistia muito a qualquer tentativa nesse sentido.Não imaginava que a essa altura da minha docência pudesse fazer uso dessa ferramenta e desfrutar dos benefícios no planejamento e desenvolvimento das minhas atividades diárias dentro e fora da sala de aula. Não sou mais a mesma, nem poderia ser como diz Guimarães Rosa:

              Mire veja: O mais importante e bonito, do muno, é isto: que as pessoas não estão               sempre iguais, ainda não foram terminadas  - mas que elas vão sempre mudando.
          
Agora voltando a história do barco, não existe barco sem lastro. Então posso dizer que assim como o lastro oferece equilíbrio e estabilidade ao barco, o PIBID tem oferecido equilíbrio e estabilidade a minha rotina escolar, proporcionando rever meus conceitos, sair do comodismo, construir e utilizar ferramentas corretamente sem pular etapas como fazia no caso do diagnóstico de leitura e escrita; também tem me possibilitado estudar mais para dizer menos bobagens nas rodas de estudo e capacitação.


Para finalizar durante as viagens as vezes o barco  enfrenta mares agitados e grandes tempestades que pode ser comparadas com as barreiras que enfrentamos quando se fala em valorização profissional. E em meio as turbulências o barco balança mas, resiste como nós resistimos as pressões durante os movimentos sindicais; e quando um barco chega ao seu destino e âncora no porto para despachar seus tripulantes saudosos, cheios de bagagens e sonhos comparo aqui como professor dedicado, disposto e consciente que participa de um projeto como o PIBID cumpre sua jornada e deixa lembranças e contribuições no coração e na formação dos futuros professores, que foram contemplados com esse projeto significativo para a iniciação da sua docência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário