Minha
trajetória profissional pode ser comparada a um barquinho que vive sempre a
navegar em busca de novos horizontes, assim como sempre busco ampliar o meu
conhecimento. O barco é forte como a segurança que tenho adquirido a cada dia
vivido no chão da escola; carrega vários tripulantes, raramente os mesmos como as
crianças que dividem comigo a cada ano letivo, as minhas alegrias e angústias, e
crescem com o meu crescimento e dão sentido as minhas viagens em busca de
aprimoramento profissional.
Por
falar em viagens há dois anos estou navegando nas águas do PIBID – Programa de
Iniciação a Docência sobre a coordenação inicial da professora Socorro Cabral
que me inspira garra, compromisso e conhecimento na continuidade a professora
Ivana de Deus que vem conquistando a minha admiração e respeito. Obviamente é
de suma importância registrar as vivências dessa viagem.
Viajar
no PIBID tem me proporcionado um leque de desafios e aprendizados envolvendo
entre outros a leitura e discussão de vários textos, principalmente dos livros:
Alfabetização método sociolinguístico de Onaide e Olympio Mendonça,
indispensável para alfabetização das crianças e Tijolo por Tijolo de Naspoline
essencial para o desenvolvimento da leitura e produção textual. Esses livros facilitaram muito o meu cotidiano me mostrando novas alternativas que facilitam a aquisição da leitura e escrita das crianças, principalmente na maneira prática e eficaz de alfabetizar através do método sociolinguìstico, como sugere o livro de Onaide e Olympio Mendonça, pois a pesar de já conhecer este método ainda não tinha tanta clareza e domínio sobre ele como tenho agora; ambos serviram
para comprovar e ampliar o meu conhecimento teórico e facilitar a minha prática
pedagógica.
A
produção do memorial também foi uma atividade marcante, pois recorri ao meu baú
de lembranças e resgatei através do registro dessa atividade minhas memórias,
minha trajetória profissional. Foi muito importante por exemplo lembrar do modo
como fui alfabetizada e levantar vários questionamentos principalmente sobre a
maneira como faço isso hoje. Com muito orgulho dos resultados presenciei o
desenvolvimento das oficinas, a construção do scrape book que favoreceu a
produção textual e o entusiasmo das crianças e as demais sequências didáticas
planejadas com muito carinho pelos alunos/professores: eles me fazem acreditar
que vale apena todo meu esforço e ainda rejuvenescem a minha prática com suas
idéias criativas, com sua motivação e com a cumplicidade que vejo entre eles e
as crianças. Os filmes também me emocionaram muito e me fizeram refletir sobre
vários aspectos fazendo analogia com a nossa realidade.
Pois bem, não poderia deixar de falar sobre a
superação de um grande desafio para mim que foi utilizar ferramentas
tecnológicas que já considerava impossível, fora do meu alcance, como por
exemplo: navegar no moodo, participar dos fóruns de debate sempre com muito
receio, construir e alimentar um blog já que me considerava uma verdadeira
analfabeta digital e resistia muito a qualquer tentativa nesse sentido.Não
imaginava que a essa altura da minha docência pudesse fazer uso dessa
ferramenta e desfrutar dos benefícios no planejamento e desenvolvimento das
minhas atividades diárias dentro e fora da sala de aula. Não sou mais a mesma,
nem poderia ser como diz Guimarães Rosa:
Mire veja: O mais importante e bonito,
do muno, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram
terminadas - mas que elas vão sempre
mudando.
Agora
voltando a história do barco, não existe barco sem lastro. Então posso dizer
que assim como o lastro oferece equilíbrio e estabilidade ao barco, o PIBID tem
oferecido equilíbrio e estabilidade a minha rotina escolar, proporcionando
rever meus conceitos, sair do comodismo, construir e utilizar ferramentas
corretamente sem pular etapas como fazia no caso do diagnóstico de leitura e
escrita; também tem me possibilitado estudar mais para dizer menos bobagens nas
rodas de estudo e capacitação.
Para
finalizar durante as viagens as vezes o barco enfrenta mares agitados e grandes tempestades
que pode ser comparadas com as barreiras que enfrentamos quando se fala em
valorização profissional. E em meio as turbulências o barco balança mas,
resiste como nós resistimos as pressões durante os movimentos sindicais; e
quando um barco chega ao seu destino e âncora no porto para despachar seus
tripulantes saudosos, cheios de bagagens e sonhos comparo aqui como professor
dedicado, disposto e consciente que participa de um projeto como o PIBID cumpre
sua jornada e deixa lembranças e contribuições no coração e na formação dos
futuros professores, que foram contemplados com esse projeto significativo para
a iniciação da sua docência.
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